sábado, 25 de agosto de 2007

Um bom Linux

Desde a versão 4 do Fedora, tenho procurado utilizá-lo com uma boa freqüência. Atualmente, tenho uma instalação do Fedora 7 funcionando, perfeitamente, em meu computador. Dispondo ainda de uma placa aceleradora gráfica NVidia GeForce FX 5200, pude ainda acrescentar os recursos visuais mais avançados, fornecidos pelo software Beryl.

A distribuição Fedora é a versão aberta associada a versão proprietária Red Hat. Mesmo sendo aberta, é um sistema operacional de ótima qualidade. Hoje, posso dizer que consigo fazer tudo o que preciso com o Linux, ao invés do Windows. É claro que para uma pessoa completamente acostumada ao Windows e seus programas nesta plataforma, fica difícil trocar, subitamente, o Windows pelo Linux. É preciso conhecer os programas no Linux que substituem àqueles de semelhante função no Windows.

A qualidade gráfica das telas padrões está cada vez melhor. E isto não é só no Fedora, mas também em muitas outras distribuições atuais. Algumas telas típicas do ambiente Gnome, encontradas no Fedora, podem ser vistas no site OSDir.com. Para uma tela do ambiente KDE do Fedora (mais indicado a quem está acostumado com Windows) podem ser encontradas no site deviantart. Para mais informações sobre a instalação do Fedora 7, o projeto brasileiro traduziu um guia.

Nenhum comentário: