quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Kevora...

Ao final de 2007, comecei a dar forma a uma ferramenta livre, atualmente hospedada no sourceforge. A idéia, apesar de não ser uma inovação, surgiu da necessidade de trabalhar com uma IDE para desenvolvimento de rotinas de bancos de dados e que tivesse uma boa interface, mas que o desempenho e o uso da memória não fossem problemas.

A maioria das alternativas que conhecia eram IDE baseadas em java, algumas gratuitas mas proprietárias. Ou seja, seria difícil modificar o código para necessidades próprias. Conheci também o TOra, que é uma IDE de código aberto, mas não implementada em java. Apesar disto, achei que a usabilidade e o visual não me agradaram, ao compará-la com as demais alternativas proprietárias (Oracle Sql Developer, PL/SQL Developer, Toad etc). Além disso, o TOra só fornece conexão a bancos de dados Oracle.

Daí, resolvi desenvolver minha própria ferramenta: IDE Kevora. Após me decidir sobre algumas principais características que desejava, optei por implementá-la em C++ com uso da biblioteca Qt. Atualmente, já é executável tanto no Windows como no Linux. Adotei a licença GPL, antes mesmo de optar pelas ferramentas de implementação, pois gostaria que continuasse livre.

Nenhum comentário: