quarta-feira, 7 de maio de 2008

Kevora (últimas atualizações)

O desenvolvimento do IDE Kevora segue com bons frutos. Já consegui utilizar o plugin livre QOpenOcci para poder conectar aos bancos de dados Oracle.

A interface da ferramenta já está em estado avançado, permitindo os acessos rápidos às janelas Sql, seja através da lista de janelas, seja também pelas abas, no canto superior da área MDI.

Atualmente, já é possível se editar arquivos Oracle NET (tnsnames.ora, sqlnet.ora, listener.ora) com reconhecimento sintático de suas palavras reservadas. Pretendo ainda fornecer uma função para importar as definições de bancos de arquivos tnsnames.ora para a lista de conexões do Kevora. E por falar em conexões, no Kevora, já é possível de definir mais de um usuário e senha associado a cada banco que se deseja trabalhar. Diferentemente de outras ferramentas, não será necessário duplicar as definições de um mesmo banco para poder armazenar conexões com usuários diferentes.

Os próximos passos do desenvolvimento seguem para o término dos elementos visuais que permitirão gerenciar conexões abertas, consulta rápida dos objetos acessíveis através destas conexões. Também deverá ser adicionado o suporte para conexão a bancos de dados PostgreSql. Atualmente, já foi testada a conexão ao Oracle e ao MySql, e com as classes fornecidas pelo módulo Qt Sql, acredito que não terei problemas em fornecer mais este tipo de conexão.